EMDR Como combater ou diminuir os traumas. Conheça os benefícios!

Dessensibilização e reprocessamento do movimento dos olhos (EMDR)

Para algumas pessoas, quando algo traumático lhes acontece, a memória de sua experiência vem à mente, forçando-as a reviver o evento com a mesma intensidade de sentimento – como se estivesse ocorrendo no momento presente.

Essas experiências podem se apresentar como flashbacks ou pesadelos, e acredita-se que ocorram porque a mente ficou simplesmente sobrecarregada durante o evento para processar o que estava acontecendo.

Como resultado, essas memórias não processadas e as visões, sons, pensamentos e sentimentos que o acompanham são armazenados no cérebro de forma “bruta”. Aqui, eles podem ser acessados ​​quando algo no dia a dia desencadeia uma lembrança do evento original.

Embora não seja possível apagar essas memórias, o processo de Reprocessamento da Dessensibilização do Movimento dos Olhos (EMDR) pode alterar a forma como essas memórias traumáticas são armazenadas no cérebro – facilitando o gerenciamento.

Emdr em Guarulhos

O que é o EMDR?

Reprocessamento da Desensibilização dos Movimentos Oculares (mais comumente conhecido como EMDR), é uma forma de psicoterapia desenvolvida na década de 1980 pela psicóloga americana Francine Shapiro. Enquanto andava em um parque, Shapiro fez uma observação casual de que certos movimentos oculares pareciam reduzir a emoção negativa associada a suas próprias lembranças traumáticas. Quando ela experimentou, descobriu que os outros também exibiam uma resposta semelhante aos movimentos dos olhos. Depois de mais estudos e experimentos, o EMDR foi desenvolvido.

Cada vez mais, a terapia com EMDR está sendo usada para o tratamento de outros problemas, incluindo:

  • depressão
  • fobias e medos
  • ansiedade
  • baixa autoestima

Os objetivos gerais da terapia de EMDR incluem o seguinte:

  • Reduza as memórias de trauma de revivência.
  • Ajudar você a se sentir mais capaz de lidar e gerenciar memórias de traumas sem precisar evitar possíveis gatilhos.
  • Ajudar você a se sentir mais capaz de se envolver e desfrutar de atividades e relacionamentos prazerosos.
  • Reduza os sentimentos de estresse, ansiedade, irritação e hipervigilância – permitindo que você descanse bem, enfrente pressão e / ou conflito e realize seus negócios diários sem sentir medo e propensão ao pânico.
  • Reduza sentimentos de isolamento, desesperança e depressão.
  • Um impulso na auto-confiança e auto-estima.

Como o EMDR funciona?

Quando eventos traumáticos acontecem, os mecanismos naturais de enfrentamento do corpo podem ser superados e, subsequentemente, a memória nem sempre é processada adequadamente.

A terapia EMDR procura ajudá-lo a processar adequadamente essas memórias traumáticas, reduzindo seu impacto e ajudando-o a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis. Isso é feito por meio de uma abordagem de oito fases para abordar os aspectos passados, presentes e futuros de uma memória armazenada. Isso envolve a lembrança de eventos angustiantes durante o recebimento de “input sensorial bilateral”, incluindo movimentos oculares de um lado para outro, batidas nas mãos e tons auditivos.

 

Emdr guarulhos

 

Como vou me sentir depois da minha sessão?

A natureza do EMDR significa que, após a sua sessão, o tratamento continuará ativo em sua consciência. Isso significa que você pode pensar nos pensamentos em que você se concentrou durante a sessão e pode sentir as mesmas emoções que sentiu durante a sessão.

Para ajudá-lo nesse processo, permita-se tempo e espaço para relaxar após uma sessão de EMDR e utilize as técnicas de relaxamento que você aprendeu. Certifique-se de discutir seus sentimentos com seu terapeuta na próxima sessão. Enquanto todos são diferentes, ao longo do tempo esses sentimentos geralmente se tornam menos intensos e muitas pessoas dizem que sentem um forte sentimento de alívio após suas sessões.

Como eu sei que meu terapeuta está qualificado?

Como está, não há leis oficiais em vigor que estipulem o nível de treinamento e experiência necessários para a prática da terapia EMDR. No entanto, benchmarks da indústria e órgãos profissionais recomendam que os profissionais sejam treinados em profissionais de saúde mental que tenham realizado treinamento adicional no EMDR.

Ao visitar um terapeuta de EMDR pela primeira vez, sempre aconselhamos que você peça uma cópia de suas qualificações e seguro antes de se comprometer com uma sessão.

Rosimar Oliveira – Psicóloga e Terapeuta

CRP 06/65425 Experiência de 16 Anos em Psicoterapia de Casais, especialização em EMDR e Abordagem Psicológica Cognitivo Comportamental. Formação em Psicologia pela Faculdade Integradas de Guarulhos/SP.

www.psicologaeterapeuta.com.br/psicologa-em-guarulhos/

Certificado EMDR

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.